Endoscopia Digestiva
Exame de Endoscopia Digestiva Alta. Profissionais especialistas em Endoscopia.
PROCEDIMENTOS
Endoscopia digestiva alta, ou somente chamada de endoscopia, é o nome dado a um exame que tem como finalidade observar internamente os órgãos do trato digestivo (que incluem o esôfago, o estômago e o duodeno), de modo que se verifique se há quaisquer lesões e patologias.
É interessante entender:
Como é feita a endoscopia, Sua preparação, Quais são os cuidados, e Orientações diversas sobre o procedimento.
ENDOSCOPIA: COMO O EXAME É FEITO?
A endoscopia é um procedimento simples.
O profissional habilitado para a realização de tal processo é um médico gastroenterologista.
Marque seu exame agoraConheça o passo a passo da endoscopia e tire suas dúvidas:
1. A endoscopia tem um tempo de duração extremamente curto, variando de 5 a 10 minutos, porém muitas pessoas sentem-se ansiosas ou possuem receio de sentir certa dor ou desconforto.
Para tanto, antes do início do exame, é aplicado um sedativo intravenoso e – dependendo da opção do médico e do pedido do paciente – é feita uma anestesia local na garganta, à base de xilocaína: um spray é borrifado através da cavidade bucal para que a pessoa não tenha tosses ou engasgos durante o procedimento.
2. O médico poderá também inserir um protetor de boca de modo a proteger o endoscópio (aparelho que fará a endoscopia), assim o paciente não morderá o equipamento.
3. Após a certeza que a anestesia teve seu efeito, o endoscópio é inserido pela garganta.
O endoscópio é um tubo flexível que possui um chip na ponta, que tem a responsabilidade de capturar as imagens do sistema digestivo.
4. Graças as suas lentes e luz próprias, o endoscópio consegue capturar ótimas imagens do aparelho digestivo, passando-as após para uma máquina que fará o processamento e exibindo-as em tempo real para que o médico faça uma análise imediata.
Terminado o procedimento, é necessário que a pessoa permaneça em observação até que os efeitos da anestesia passem.
Marque seu exame agora