Alergologia
Muitas pessoas que sofrem de Alergias deixam de procurar tratamento quando os Sintomas desaparecem. No Campo da Alergologia isso é muito comum. Acontece que ter o diagnóstico correto para cada tipo de Alergia pode ajudar o Paciente a melhorar sua Qualidade de Vida.
Em qualquer fase da vida, homens e mulheres podem apresentar reações alérgicas diversas, afetando a pele, o sistema imunológico e o digestivo, os olhos, as vias respiratórias, a circulação e o corpo no geral. Esses sintomas, e por vezes as crises já manifestadas, são objeto de estudo da alergia e imunologia, área encabeçada pelo médico alergologista.
Por vezes chamado de alergista, o alergologista é o médico especialista nas doenças alérgicas. Em uma consulta com esse médico, os pacientes passam por um exame clínico e também relatam histórico de família e quadros de saúde anteriores. Além das reações alérgicas, este é o especialista em imunologia: sistema imunológico, doenças autoimunes e imunização (vacinas).
Na Clínica do Dia você agenda sua Consulta com Alergologista com Hora Marcada.
Conheça, nos próximos tópicos, um pouco mais sobre o médico especialista em alergia e imunologia.
Marque sua consulta agoraO que o alergologista trata?
No consultório, as queixas mais comuns ao alergologista se referem à manifestações de alergia na pele, muitas vezes encaminhadas por dermatologistas, reações a alimentos, que podem aparecer desde a primeira infância, doenças ou crises pontuais no sistema respiratório, entre outros fatores.
Antes de passar um tratamento para o quadro do paciente, o alergologista pode aplicar alguns testes de reação alérgica ou solicitar exames mais completos como os de imagem, caso o problema seja nas vias aéreas e sistema respiratório, ou os de laboratório como o de sangue.
Quando procurar o alergologista?
Como citado, muitas vezes o paciente chega até o alergologista após procurar outro médico, sendo encaminhado por um dermatologista, um otorrinolaringologista, um pediatra ou um clínico geral.
Este médico atende desde crianças até idosos, complementando tratamentos e fazendo o melhor diagnóstico quanto a possíveis doenças alérgicas. Depois do diagnóstico, o alergologista indica o tratamento, geralmente medicamentoso e acompanhado por algumas mudanças de hábitos, e acompanha a evolução do paciente de tempos em tempos.
As principais doenças alérgicas
Algumas doenças alérgicas, como você verá abaixo, são muito conhecidas e frequentes, enquanto outras são mais raras e até mesmo específicas quanto a faixa de idade, a etnia e o gênero dos pacientes. Como também já foi citado, as doenças alérgicas se manifestam em diferentes órgãos e com diversos sintomas, entre coceira, manchas na pele, espirros, tosse, espinhas e outras erupções cutâneas, cólicas, problemas de digestão, entre outros.
Estes são alguns dos diagnósticos mais comuns em relação às alergias:
• Asma
• Bronquite
• Rinite
• Sinusite alérgica
• Dermatite de contato
• Alergia a medicamentos
• Alergia a cosméticos
• Alergia a metais
• Alergia a animais (pelos e saliva)
• Alergia a picada de insetos
• Alergia a mofo e/ou pó
• Alergia à proteína do leite de vaca (APLV)
• Doença celíaca
• Outras alergias alimentares
• Outras doenças autoimunes
Testes alérgicos
O alergologista, em seu próprio consultório, pode aplicar dois testes alérgicos para detectar a fonte exata da alergia, os chamados agentes alérgenos. Estes são o prick test e o patch test, entenda:
Prick test, também conhecido por teste de puntura, teste de leitura imediata ou teste de alergia “in vivo”, é feito em alguns minutos com a aplicação de agentes alérgenos sobre a pele do antebraço do paciente. São feitas pequenas puncturas (furos) na pele para que diversos agentes entrem em contato com a pele e causem – ou não – reação alérgica.
O médico aguarda alguns minutos para observar a reação da pele. Os agentes alérgenos (ácaros, pólen, células animais e substâncias de alimentos) são identificados pela formação de pequenas erupções avermelhadas na pele, em que o paciente apresenta uma leve urticária.
Já o patch test é de leitura tardia, em 48 e 96 horas após a aplicação dos agentes alérgenos. Esse teste é solicitado para identificar a origem de dermatites e eczemas da pele. Nos padrões brasileiros, são testadas 30 substâncias padrão em uma única aplicação padrão, nas costas do paciente.
Marque sua consulta agora