Punção de Tireoide e Mama
Realizamos Punção de Tireoide e de Mamas.
Punção da Tireoide
A PAAF (Punção aspirativa por agulha fina) ou simplesmente Punção da tireoide é o exame mais eficiente para determinar a natureza de tumores da tireoide: isto é, se são benignos ou malignos.
Além de ser um procedimento simples e rápido, apresenta um altíssimo nível de sensibilidade (que chega a ser de 90%), garantindo diagnósticos extremamente eficientes.
Trata-se de um procedimento que remove uma pequena amostra de tecido da glândula tireoide, sendo removido por meio de uma agulha e a amostra é enviada para análise laboratorial. Acompanhe mais a seguir.
Como é feita a Punção da tireoide?
Como o próprio nome diz, a punção aspirativa por agulha fina da tireoide se utiliza de uma agulha muito fina para coletar material orgânico dos nódulos identificados na tireoide. A utilização da sonda de ultrassom associada à agulha, auxilia na precisão do procedimento e é fortemente recomendada que seja sempre utilizada durante o procedimento.
Com o paciente deitado, a inserção da agulha no nódulo é feita pelo médico e, por meio de alguns movimentos de vai-e-vem da agulha, o material (líquido ou sólido) é coletado, disposto em uma lâmina que será entregue ao paciente e levada à análise laboratorial.
Depois do procedimento, faz-se um curativo na área da punção. Terminado o procedimento, o paciente poderá voltar à realizar suas atividades cotidianas normalmente, sem quaisquer restrições.
Marque seu exame agoraPunção da Mama
O que é punção na mama?
Quando uma mulher realiza o autoexame das mamas e sente um carocinho ou, ainda, quando os resultados da mamografia e do ultrassom das mamas indicam suspeita de câncer de mama, o médico pode solicitar um exame chamado de biópsia de aspiração ou punção aspirativa. O objetivo desse procedimento é obter material para analisar as células que compõem o nódulo.
Por que esse exame é necessário?
Por meio desse procedimento é possível diferenciar um nódulo sólido, isto é, constituído por células, e um cisto, cujo interior é preenchido por líquido. Se ao fazer a aspiração — ou seja a punção do interior do caroço — sair um líquido, confirma-se que se trata de um cisto. Desse modo, é possível fazer a aspiração do líquido para que o cisto desapareça.
Nesse primeiro caso, não há necessidade de realizar uma análise histopatológica do material. Por sua vez, se o que foi aspirado for um material sólido, é preciso enviá-lo para análise para que seja descoberto do que o nódulo é constituído. Portanto, a punção na mama é necessária para analisar se o nódulo em questão é ou não um tumor.
Como o procedimento é feito?
Primeiramente, aplica-se uma anestesia local para que a paciente não sinta dor durante o procedimento. Em seguida, uma agulha é introduzida na mama e guiada por meio de mamografia eletrônica ou ultrassom para que chegue ao interior do nódulo. Então, o médico coleta o material na seringa para enviá-lo para análise de um patologista.
Se houver a presença de células cancerígenas, também é possível determinar qual é o tipo de câncer de mama. Essa informação é fundamental para que o médico possa indicar qual é o melhor tratamento para cada caso.
A punção é considerada um procedimento minimamente invasivo. Não há cuidados rígidos a serem seguidos antes e após o exame. Como há anestesia local, é indolor. Algumas pacientes podem sentir um leve desconforto e uma sensibilidade maior no local da aspiração logo após passar o efeito anestésico.
Marque seu exame agora