Quando se fala em vida saudável, muitos têm como principal preocupação combater o sedentarismo e evitar doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e o infarto. E acabam se apegando a dietas pontuais e rotinas de exercício cheias de restrições – que acabam abandonando tempos depois.

Mas vida saudável é muito mais do que apenas não estar doente. É se sentir feliz e com energia, tanto para as atividades do dia a dia, quanto para aproveitar os momentos de lazer. É ganhar qualidade de vida. Viver, em vez de apenas sobreviver.

E isso está diretamente relacionado com mudança de hábitos.

Como começar uma vida saudável

Dois aspectos são os mais importantes para você que quer iniciar um processo de mudança para hábitos mais saudáveis: exercício físico e alimentação saudável.

Atividade física é algo que não pode faltar. É fundamental para que você tenha uma boa saúde física e cardíaca. E está bem ao nosso alcance, pois envolve algo que fazemos todos os dias, que é nos movimentar. Claro, é preciso adequar essa movimentação ao seu estilo de vida, ao seu tempo e até à sua alimentação. Se você consome muitas calorias, é preciso de mais atividade física para queimar esse excesso, por exemplo.

Por outro lado, a qualidade da sua alimentação faz toda a diferença. Se você está ingerindo açúcar demais, sal demais, carboidratos demais (principalmente os que se transformam mais rapidamente em açúcar), gorduras erradas, pouca água, tudo isso influencia na sua qualidade de vida.

O que é mais importante para uma vida saudável: exercício ou alimentação?

Geralmente, pessoas sedentárias exercitam-se bem menos do que deveriam. Para adaptar sua alimentação ao pouco exercício que fazem, precisariam restringir muito suas dietas – é o erro mais comum. A pessoa acaba não aguentando mais passar fome e desiste da dieta ou busca opções cada vez mais alternativas e pouco recomendadas por médicos e nutricionistas.

Uma vez que quanto mais você se movimenta, maior é o seu gasto calórico, um aumento na atividade física automaticamente te dá muito mais liberdade quanto à alimentação. Ou seja, se você quer escolher por onde começar sua vida saudável, comece pelos exercícios físicos.

Vida saudável significa necessariamente perder peso?

Às vezes, as pessoas relacionam vida saudável à magreza pura e simplesmente, chegando ao cúmulo de se sacrificar por um emagrecimento muito rápido, que não se sustenta ou nem mesmo é atraente. Isso não é qualidade de vida. Pior, acaba até mesmo prejudicando a sua saúde.

O ideal é que você realize atividades moderadas que você consiga incorporar na sua rotina. Hábito é a palavra-chave. Não adianta fazer uma dieta pesada de um mês, perder 10 kilos, e depois voltar a fazer o que sempre fez. O peso também vai voltar. Emagrecer errado também pode fazer com que você perca musculatura em vez de gordura e acarretar sérios problemas.

Por outro lado, também é possível estar acima do peso e ter uma vida saudável. Uma pessoa com sobrepeso que é fisicamente ativa tem muito menos chance de adoecer que um magro sedentário.

De qualquer forma, procure sempre se consultar com um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer atividade física ou mudança na alimentação. É o profissional que pode recomendar os exames necessários e orientar sua busca por uma vida saudável.